Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de junho de 2006


Ainda a Estafeta de Palmela

Descobri a Estafeta de Palmela. Foi na sua 9º edição e que se realizou no dia 28 de Maio de 2006.

Reuniu no total 112 equipas, cada uma composta por 4 elementos.

Organizada pelo pessoal do Bairro Alentejano, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e do Inatel, entre outras entidades, esta é sem dúvida a melhor e mais participada estafeta realizada em Portugal.

Com transporte assegurado dos atletas para o local de transmissão e regresso, a prova este ano consistiu em 2 voltas, sendo o local de partida e chegada, também o início do 3º percurso, em vez de ir ao Castelo de Palmela e voltar como em edições anteriores, o que implicava dificuldades acrescidas em termos de controlo de trânsito, pelo que em termos de segurança esteve esse ano impecável.

Abastecimento no final de cada etapa. Controlo e condições minimamente suficientes nos locais de transmissão, o que foi dificultado pelos próprios atletas. Elementos da organização espalhados por todo o percurso garantiram as condições de segurança e de sinalização ao longo do mesmo.

Balneários à disposição dos atletas. Almoço convívio para todos, depois do qual se fez a entrega de prémios.

O calor abrasador que se fez sentir, e que se foi agravando pela manhã fora, obrigando atletas do 3º e 4º percurso a correr sob um sol escaldante entre as 11 horas e o meio-dia, não foi suficiente para que esta 9ª edição não fosse um sucesso, e talvez a melhor edição da prova que promete melhorar ainda mais face ao vigor desta gente que merece toda a confiança de patrocinadores. É uma prova para crescer, e provavelmente na próxima edição as inscrições terão de ser limitadas para se garantir a qualidade que já atingiu.

Com a honrosa participação de Alberto Chaiça, a prova foi também uma autêntica festa da Corrida para todos, onde o atleta popular é a vedeta.

A par da Estafeta, desenrola-se também uma Mini Estafeta, que sem prémios monetários este ano, teve uma participação reduzida face a anos anteriores.

Há pontos a melhorar, que passo a nomear. A existência de prémios alternativos ao dinheiro que possam cativar os escalões mais jovens e levá-los a participar, seria uma melhoria significativa. Também a colocação de casas de banho no local de transmissão é um ponto a considerar para as próximas edições. E se a organização disponibilizasse água antes das partidas no local de transmissão (fora da localidade) e onde os atletas são deixados com alguma antecedência, tal decisão também seria bem vinda.

Um outro ponto que viria melhorar bastante a prova seria a atribuição da tradicional t-shirt como prémio de presença a todos os participantes, ou outro prémio, independentemente da classificação obtida, o que não aconteceu.

A Estafeta de Palmela na sua 9ª edição atingiu um patamar de qualidade bastante elevado. A organização está de parabéns, pois soube angariar os meios necessários para oferecer uma excelente prova a 448 atletas e um excelente convívio a mais de mil pessoas.



Classificações:


Estafeta:

Masculinos

1º Conforlimpa 1h07m47s
2º G.D.R.Reboleira 1h10m33s
3º Serv.Soc.Cult.C.M.Palmela 1h11m22s


Femininos:

1º Clube Veteranos do Lis (Leiria) 1h33m36s
2º Ass. Morad.BºCasal Figueira 1h42m03s
3º Grupo Recr. Quinta da Lomba 1h45m42s




Mini Estafeta


Masculinos:

1º G.D. “O Independente” (Barreiro)
2º Assoc.Rec.Soc.Cult. Toledo (Vimeiro)
3º Ass. Dadores Sangue Pinhal Novo

Femininos:

1º Clube do Sargento da Armada (única equipa participante)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa! Parabéns à equipa feminina dos S.A. e principalmente a todas as "Marias" que correram. Por vezes somos primeiros e simultâneamente últimos mas vencedores todos que participam o são. Os ausentes, esses são os verdadeiros últimos, perdedores.