Pesquisar neste blogue

sábado, 7 de outubro de 2006

É assim que se fica depois de 2 horinhas a correr!

Domingo, 8 de Outubro de 2006
Faltam só só 7 dias para a Maratona do Porto

Depois de Ovar, não corri nem 6ª feira nem sábado. Corri hoje.

Depois de um dia na horizontal (não, não foi a fazer aquilo em que estão a pensar, mas também não vos vou dizer a fazer o quê ou porquê), lá saí da cama ao fim da tarde e fui com o Eduardo Santos até ao Estádio Universitário de Lisboa.

E perto das cinco e meia lá começamos o treino. 2 horas de corrida contínua, lenta é certo, mas menos lento para o final o que significa que me ia a sentir bem, bastante bem.

Bastante bem para 2 horas, o que deve equivaler a qualquer coisa muito perto da meia maratona apenas.

Daqui a uma semana, depois deste “treino” teria outro de igual distância para fazer. Como reagirá o corpo e a mente? A resposta é: “não sei”.

Que tempo espero fazer? A resposta deve situar-se entre as 4 e as 4h20m. A tolerância é -2 a ­+ 40 minutos. Dentro desta tolerância tudo pode acontecer.

O treino de hoje foi bom. E quando digo bom em termos físicos (que deve ser no que a maioria pensa, em músculos, respiração e força), consequentemente é excelente em termos psicológicos e eu funciono muito em função dessa parte, da psicológica. Se estiver bem psicologicamente a resposta à pergunta anterior pode ficar bem perto do valor mínimo, mas se antes ou durante o percurso a mente falhar e entrar por onde deve, o que é fácil acontecer durante 42,195 km, então até talvez seja ultrapassado o valor máximo da tolerância. Se fosse só corpo diria que faria a maratona em 4h10m (ou talvez menos) sem dificuldade de maior.

Mas como vocês sabem, para além do corpo, há muitos outros factores que nos influenciam numa prova.

Vou-vos fazer uma confissão: Estou “morta” que isto acabe. Maratona não será tão depressa, mas novos objectivos começam a nascer. É porque parar … é morrer, e eu apesar de por vezes parecer… não quero morrer!
Reparem na t-shirt molhada (na minha é claro!!)! É mesmo suor, não me mandaram um balde de água pela cabeça abaixo, nem fiz xixi nas calças! Agora reparem no Eduardo! Pobre Eduardo! Para correr à minha velocidade tem de levar 2 t-shirts e é se quer suar um bocadinho.... obrigada Eduardo, só tu é que me aturas... mas eu mereço!!

1 comentário:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Obrigada pelas palavras José Carlos!

De uma coisa tenho a certeza: que a Maratona vai ser mesmo grande!

A energia positiva...sabes, isto é como um interruptor, uns dias para cima, outros dias para baixo.

Outra vez obrigada e até à Nazaré talvez?