Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

3 Alternativas

Dizem que me lêem. Que gostam de me ler. Para eu continuar a escrever. Algumas pessoas, entenda-se! Duas, três, ou talvez quatro. Mas ainda que não sejam mais que duas ou três, elas existem. Porque me lêem? Pelas mais diversas razões, tantas ou mais quantas aquelas porque eu escrevo. Dizem que devo continuar a escrever. Também pelas mesmas variadas razões. E por essas e outras, continuo a escrever, e até sonho voltar a correr. A correr uma Maratona. A do Porto.

Alternativa I para a mensagem de hoje:


Faltam exactamente 83 dias para a Maratona do Porto. 12 semanas. O tempo indicado de preparação para uma maratona, para quem já tem algum treino ou pelo menos o hábito da corrida.

Presentemente não me englobo neste quadro e muito sensatamente sei que precisaria de mais tempo. Precisaria ter começado mais cedo. Mas esse tempo já não tenho. Tenho apenas 12 semanas. Esse é o tempo que tenho. Esse é o tempo que vou aproveitar e esse é o tempo que vou usar para me preparar para a Maratona. Sem ambição maior do que acabar num tempo que não ultrapasse muito as 4 horas.
Conseguirei? Não sei. Sei perfeitamente porque desisti no ano passado ao Km 30. Não quero que isso se repita. Evitando os mesmos erros poderei evitar a repetição da desistência com facilidade. Alinhando à partida, quero chegar à meta. Desde que alinhe à partida…

Este é o Diário de uma mulher que se propõe fazer a sua 5ª maratona antes dos 40 anos. Diário de 12 semanas que se inicia hoje e se estenderá até 26 de Outubro de 2008.

Recordo:

1ª Maratona: 4h04m – 2001 – Paris

2ª Maratona: 3h39m – 2004 – Lisboa

3ª Maratona: 4h02m – 2005 – Porto

4ª Maratona: 4h04m – 2006 – Porto

5ª Maratona : este epaço será preenchido a 26 de Outubro de 2008, directamente do - Porto.



1º dia da Sem 1: Descanso (que o fim de semana foi muita cansativo, e o dia de hoje não ficou atrás, ufa). Restam-me 82 dias.



Alternativa II para a mensagem de hoje.

Faltam exactamente 83 dias para a Maratona do Porto. 12 semanas. O tempo indicado de preparação para uma maratona, para quem já tem algum treino ou pelo menos o hábito da corrida.

Presentemente não me englobo neste quadro e muito sensatamente sei que precisaria de mais tempo. Precisaria ter começado mais cedo. Mas esse tempo já não tenho. Tenho apenas 12 semanas. Esse é o tempo que tenho.

Por muito que me custe, às vezes é importante saber dizer “não”, até para mim própria, ou principalmente para mim própria. Saber parar, quando é necessário, quando o corpo e a mente assim reclamam. Assumir que nas condições actuais (em vastas áreas) não sou física e mentalmente capaz de manter um ritmo (de vida) durante 12 semanas que me proporcionaria fazer uma maratona com o mínimo de desconforto e sofrimento. É preciso ser racional, aceitar as minhas fraquezas e fragilidades, e assumir de uma vez por todas que as condições e circunstâncias que a vida me proporciona no presente não são de todo propícias ao embarque nesta Maratona , e dizer assumidamente sem vergonha ou fraqueza: não, tenho muita pena mas neste momento não sou capaz de me preparar para fazer uma maratona em Outubro.




Alternativa III

Sonho. Correr no dia 26 de Outubro de 2008, 4horas seguidinhas, nas calmas, confortável, depois de ter treinado o suficiente no tempo que falta até lá, ou até um bocadinho mais para ir confiante, ao lado do Douro e por fim, não desiludir a minha filha desta vez e deixá-la acompanhar-me nos últimos metros da Maratona até cortarmos a meta juntas. Eu sei que apesar da rabugice, ela sente orgulho (também) nestas façanhas da mãe, e no ano passado desiludi-a sim. Apetece-me ter força para dizer: Eu vou! E quero é ter força para levar este barco a bom Porto, sem descurar outros barcos (bem mais importantes) que remo sozinha, sem motor, comandante ou bússula, apenas estrelas no céu e na terra para me guiarem, nem os quero deixar para trás perdidos no mar tempestusoso onde acabarão em náufragos encalhados em ilhas desertas.


. EU VOU

Como dos 3 textos não sabia qual deixar, resolvi deixar as 3 alternativas. Cada leitor escolha a sua e dê continuidade à história se for capaz. Eu até agradeço.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ana,

Já reparei que não tens tido muito cuidado com o teu corpo...e só espero que o teu espírito esteja em melhor forma.
Tens ainda 12 semanas portanto esforça-te vá.
1) Acredito que se treinares segundo um bom plano possas emagrecer uns bons kilitos bem como estares em forma e conseguir acabar a maratona em 4h.
Tudo depende de ti né?

2)Também podes treinar mal mas ainda assim um pouco e o que vai acontecer é ires sofrer mais durante a corrida. Terás provavelmente de caminhar por alguns períodos e nem deves pensar no tempo que vais fazer...apenas pensar em chegar ao fim da maratona.

3)Ainda e por último, podes não ir à Maratona mas somente sonhar...o que acaba por ser mais cómodo e menos cansativo não obrigando a qualquer treino.

Mas Ana, ninguém melhor que tu pode escolher o caminho, és tu que tens de continuar e acabar a história da Maratona do Porto 2008.

Eu também ainda ando indeciso quanto a ir ou não à Maratona de Lisboa. Os treinos ocupam-nos muito tempo e exigem um grande esforço físico. Presentemente abrandei as minhas corridinhas, são as férias. Em Setembro recomeçarei os treinos habituais ou quem sabe, os treinos para uma maratona.

Beijinhos
Fernando Sousa

Fernando Andrade. disse...

Olá, Ana.
Ter um objectivo por alcançar, é aquilo que mais "comanda" as nossas atitudes quer no desporto, quer na vida.
É importante que se mantenha "apontada" nessa direcção que é a Maratona do Porto. Já se sabe que, até lá, surgirão contra-tempos que impedem a preparação ideal. Mas há sempre os ajustamentos, que podem minimizar os efeitos desses contra-tempos.
A Ana já sabe onde é que falhou no ano passado. Há que contornar esse factor.
OK já se sabe que é preciso dispôr de algum tempo para os treinos longos. Uma vez por semana, procure arranjá-lo. A teoria básica do treino já a Ana está farta de saber. Só precisa de aplicá-la de acordo com a disponibilidade.
Vou ficar a "vigiar" os seus registos, pois quero vê-la a completar a Maratona do Porto e, caso eu já tenha terminado, aplaudir a sua chegada.
Vamos a isso, Ana?
Força aí.

Beijinho.

luis mota disse...

Olá Ana!
Um dilema sem dúvida. Uma maratona não é uma prova qualquer. Nunca efectuei este tipo de prova, daí não poder sugerir, objectivamente, qual a melhor opção. De qualquer forma, se estivesse na sua posição escolheria a opção 1.
Sonho fazer uma maratona na próxima época desportiva. Continuarei a treinar com esse objectivo.
Bons treinos,
Luís Mota

MPaiva disse...

Ana,
Como tenho escrito no meu blog, estou a preparar-me para fazer, no Porto, a minha primeira Maratona. Depois de ter estado nos últimos 2 meses e meio com um ritmo de treinos inconsequente com o objectivo, recomecei este mês os treinos com mais periodicidade e seguindo um plano específico para a Maratona (que o Jorge Teixeira colocou no site da Maratona). Com bastante esforço e sacrifício, creio que vou conseguir cumprir com o plano e estar em forma (embora sem grandes compromissos quanto ao resultado) para a prova.

Quanto às 3 alternativas de post, eu gostaria muito que a realidade das próximas 12 semanas mostrasse que a Alternativa I se concretizou.
Tal como o anterior comentador, também eu gostaria de confraternizar consigo no final da Maratona no dia 26 de Outubro!

FORÇA!

Anónimo disse...

Ana,

Ninguém corre uma maratona para agradar ao vizinho.

Muito menos 4 maratonas.

Isso quer dizer muito. Quer dizer que tem dentro de si alguma força incontida que, sabe-se lá porquê, precisa de pôr à prova.

A preparação para a maratona será muito difícil, isso já o sabemos.

Mas também sei que muito mais árduo será o caminho se abdicar de tal objectivo.

Claro que tem sempre a solução que parece fácil, que é "desistir" da vida, tomar uns comprimidos ou arranjar qualquer outra forma de iludir a vida. Essa é a solução fácil, mas que não serve para si, sabe-o demasiado bem, e estou em crer que tem pago com um preço bastante alto este facilistismo.

Renda-se à vida dos vivos, que é lutar.

Por mim estou a preparar a minha maratona para Outubro, vamos a ver se tudo corre bem.

Um abraço e muito força

José que também corre