Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Faltam apenas 13 dias para a 32ª Meia Maratona de S.João das Lampas. Uma Meia Maratona que se realiza pela 32ª vez não é coisa que se veja todos os dias. Não é coisa em que se possa participar todos os dias. Não é coisa a que se seja indiferente. Eu não sou.

Para mim, é sem dúvida alguma, uma honra poder fazer parte do pelotão da 32ª Meia Maratona de S.João das Lampas. Ser pelotão. Mostrar que há gente que corre apenas e só porque a corrida é uma forma de prazer, fonte de onde se bebe sofregamente vida que transborda da concha formada pelas mãos juntas e levadas à boca com sede e ânsia. Da corrida se resgata alimento e força. Força para viver. Exercício mental enquanto o corpo corre. Por fora e por dentro. Correr… Difícil de explicar e difícil convencer os que a não experimentaram. Ou que a experimentaram mas nela não se encontraram. Se há coisa e lugar onde ainda me encontro e sei que pertenço é a Corrida. Quando desistir dela, sei que estou a desistir de mim… e ainda é cedo.

Não tão só por isso, mas também, eu vou estar em S.João das Lampas no dia 13 de Setembro de 2008, para dar e receber.



Continuação do Diário:

Meus caros amigos, leitores ou outro substantivo qualquer que julguem adequado…

Não vos disse que nos encontraríamos aqui hoje? Não disse que impreterivelmente estaria aqui hoje? Não acreditaram? Ai pois não, mas desta vez enganaram-se. A Maria chegou à beira da baía e à falta de melhor companhia foi com ela mesmo, e com ela mesmo correu 50 minutos.

Não. Não está eufórica nem histérica com o novo caminho tomado, mais curto, mais leve e portanto de aparente mais fácil acesso. Na verdade está com medo. Está quase aterrada. A partir dos 30 minutos de corrida, o treino não decorre com leveza nem facilidade. A caixa torácica começa a carburar mal, o sangue mal bombeado não leva o oxigénio onde este devia chegar. Há um atrofiamento respiratório de certo resultante de muitos meses de inactividade e de peso acumulado, que se reflecte num cansaço que invade todos os músculos do corpo, até dos braços dos quais aparentemente não se lhes exige grande esforço em corrida. E ao cabo de 30 minutos ainda faltam muitos minutos para se terminar uma Meia Maratona… Será ela capaz? Desistir já? Sem sequer tentar? Não! Estes restantes 13 dias levar-me-ão até onde conseguir chegar. Só tenho de fazer uma coisa: ir. Não desistir. Ir. Ir até 13 de Setembro em S.João das Lampas.

Amanhã voltaremos a ver-nos de certo.

Sem comentários: