Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de maio de 2010

XXVIII JOVEMAIO DE ATLETISMO

30 de Maio, Foros de Amora, Seixal

Realizou-se hoje o XXVIII Jovemaio de Atletismo, prova a cargo do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia da
Amora, Comércio local e restantes freguesias do Concelho. Prova de 10 Km, a contar para o XXIII Troféu de Atletismo do Seixal e dos Jogos do Seixal 2010.

Em simultâneo realizou-se uma caminhada, o VI Passeio Jovemaio, que deu a oportunidade a todos de usufruírem do prazer de conviver enquanto caminham praticando algum exercício físico, talvez o mais útil pela sua facilidade de prática a todos sem execpção, se excluirmos certo tipo de deficiências e aí já iremos para outro campo, com mangas compridas para discutir.
À parte a prova principal e a caminhada, houve ainda provas para vários escalões jovens, incentivando e promovendo a corrida junto das camadas jovens, existindo apenas prémios de presença para todos os participantes dos Benjamins A, e prémios por classificação para os escalões acima(troféus e medalhas), não deixando estes de ter a t-shirt também como prémio de presença, que era e foi para todos os que cortaram a meta. Água, também na meta não faltou.

Sem classificações, em percurso marcado e seguro ao trânsito, dezenas caminharam acompanhados por carros de apoio, oferecendo o que fosse necessário, e o óbvio: água. O mesmo procedimento se fez sentir na prova de 10 km, apesar dos abastecimentos fixos. Uma nota de cuidado que muito apreciei e que evita casos graves de desidratação como infelizmente acontece ainda em provas megalómanas. Fica o exemplo. A seguir.

Taças por equipas, diferenciando-se a classificação colectiva de escalões jovens e de adultos.

Entrega de prémios rápida no local, apenas a merecer um local um pouco mais digno, para o qual talvez não fosse necessário que elevar o pódio em relação ao público. Pormenores sem importância mas a corrigir para melhorar o que já é feito com muito empenho e sucesso.

Um insuflável imponente marca as partidas e as chegadas, com funil de fácil escoamento. Um "speaker" a que já nos habituamos naquele Troféu mantém um ritmo animado, incansável, desde o início das provas até ao final das mesmas, quando já se arruma o material.O percurso estava razoavelmente bem marcado, com trânsito suficientemente bem condicionado e os atletas correram em segurança, e repito, acompanhados atempadamente de carro de apoio da organização ao longo dos 10 km.

Inscrições gratuitas e as partidas foram pontuais. Entrega de dorsais sem quaisquer atropelos.

Estão todos os envolvidos de Parabéns por mais uma manhã desportiva, de sucesso, sem um centéssimo sequer de que muitas outras dispõem. Com o que tiveram, conseguiram! Uma prova de sucesso! Um manhã de corrida, de sucesso! Uma manhã a promover e a chamar à Corrida! Rostos jovens, a sonhar, como nós nunca deveríamos parar de fazer:

Parabéns ao Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, à Câmara Municipal do Seixal e a todos que com o seu empenho e até amor, muito amor, puseram esta iniciativa de pé. Pela 13ª vez! Que haja condições e gente, para isto se repetir por muitos e muitos anos!
Com a minha equipa - Clube do Sargento da Armada - com a taça do nosso 3º lugar colectivo!Corri a minha prova de 10 Km, em 1h04m20s, correspondendo a uma média de 6:22 /Km, embora seja uma média enganadora, pois o corpo e a mente não conseguem como dantes manter um ritmo relativamente constante, nem num prova de 10 km, plana como esta, e comporto-me como uma perfeita iniciante inexperiente, tendo feito o km mais rápido a 5:37 e o mais lento a 7:13, o que não é de todo aceitável num percurso plano. Mas de novo, estou a aprender. E com vontade, muita vontade de reaprender a correr, com completa a assumida consciência do ponto onde me encontro: mais de 70 kg, e exercício físico nulo há anos!!!! (as provas de domingo não contam!)

Os primeiros passos estão dados de novo. Acompanhem-me por favor...

A minha chegada:
O meu pai, António Melro, sem ele... que faria eu aqui? Vive por favor pai, por muitos e bons anos, ontem (29.05.2010) que completaste os teus 74 anos e não te pude dar o que mereces, mas se me faltas...se me faltas pai...:

O nosso "repórter" com 74 anos, falta de vista, falta de formação técnica, apenas o amor o move, e leva centenas e centenas de fotos a tanta gente. Semana após semana. Apenas por amor. Aguarda pai, hei-de voltar a correr o que já corri. A ser melhor do que já cheguei a ser... por favor espera e faz-me cá ficar também. Sem ti...sem ti... não sei o que será de mim pai...


Mais fotos na galeria de fotos da AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

Classificações também na AMMA, muito em breve, conforme prometido pela organização a sua disponibilização

10 comentários:

joaquim adelino disse...

Parabéns, ainda que atrasado, para o amigo Melro, para si Ana que a vontade não lhe falte pois o seu pai bem gostaria de a ver novamente altiva e ligeira de volta à estrada.
Um beijinho

horticasa disse...

Olá Maria!
parabens ao papá e à menina que correu 10km, mal ou bem é prciso é correr.
beijos nossos para vosses.
xau eugenia

Fernando Andrade. disse...

Venha de lá esse ânimo, Ana. Corra.Retome-lhe o gosto.
E Um abraço de Parabéns ao seu pai, por ele e pela filha que tem.
Beijinho.
FA

Anónimo disse...

Olá Ana!
ainda bem que voltou às corridas apartir de agora é não parar.
Quero desejar ao seu pai, muitos e muitos Parabéns, que conte muitos anos.
Um beijinho e um abraço para o amigo Melro.
Apinho

anapinto disse...

Mais um avô de Maio.
Muitos parabéns ao senhor Melro por quem nutro muita simpatia e
carinho.
Já a filha, bem a filha é a minha eterna "cruz".:-) Odeio lamentações, Ana.
Que vivam os bons momentos da vida.

beijinhos com carinho a toda a família Pereira.

Jorge disse...

Bom dia. Não a conheço, encontrei o seu blogg na procura das classificações da prova. Adorei as suas palavras em relação ao que sente em correr e pelo seu pai. Parabéns e Força no alcance da forma que já teve!
Pedro Marques
C.D. ASAS do MILÉNIUM

António Almeida disse...

Parabéns para o amigo Melro, que conte muitos e que continue a acompnhar a filha nas corridas por esse Portugal fora.
Para ti boas corridas sempre.
Beijos e abraço ao Melro.

Anónimo disse...

Olá Maria!

Inscrevi-me nessa Prova, mas prestei um péssimo serviço à minha Saúde e ao meu "ego",infelizmente não pude participar!

Gostei das palavras finais do "post" sobre a fotos do seu pai e do serviço que ele presta a todos quanto correm, eu (ou a minha companheira) fazemos o mesmo, e sinto-me mt bem com isso!

Sou da opinião da Ana Pinto, "viva o seu PAI" todos os dias, com muito Amor! Os pais são uma RIQUEZA que termina um dia! E eu "estou" já tão pobre!

Sobre os seus tempos, não concordo com a Maria, pois o tempo que fez é "EXCELENTE" porque nisto do Atletismo, participar é BOM, terminar é ÓTIMO !

Bons treinos, boas provas e "EXCELENTES" resultados!

Anónimo disse...

Ola Mariasemfrio

Muitos parabéns:
Ao pai pelo aniversário e que se repita por muitos e bons anos;
À filha pelo pai que tem e pela estima que lhe devota e que deixa transparecer pela escrita lavrada ao longo deste blog.

bjs
lobi

luis mota disse...

Olá Ana
Sempre bom ver provas com tanta juventude a participar. São as que mais gosto.
Aproveito para a felicitar pelas últimas participações com empenho e sempre em boa companhia.
Cumprimentos da família Mota