Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

4ª Meia Maratona Sport Zone - E tu? Tens palavras?

4ª Meia Maratona Sport Zone

Isso de dizer que não temos palavras para descrevermos algo, pode ser muito conveniente quando a preguiça mental se instala assim como o egoísmo de quem vive as coisas e em vez de as partilhar, guarda para si vivências que só por si merecem ser divulgadas e podem ainda ser de uso e utilidade alheia, quer por interesse suscitado ou simples prazer em ler a experiência de quem lá esteve e viveu o acontecimento.

Assim quando parte do meu cérebro me diz "vá, escreve umas palavritas", numa mistura de preguiça e consciência, como se um ligeiro contrariar da primeira pudesse tranquilizar a segunda, eu respondo que não! Não vou escrever uma palavritas! Não fiz quase 900 Km de carro para viver uma experiência magnífica e reinar como uma rainha e depois escrever umas palavritas como se tivesse ido ali à esquina tomar um café e tivesse adorado a chávena em que o mesmo fora servido assim como o seu aroma e sabor. O que poderá muito bem acontecer um dia destes e dar origem a uma partilha da experiência, aqui mesmo neste blogue, com o interesse que isso terá, para quem terá, para além do gozo que me dará a mim fazê-lo, independentemente do uso que disso façam. Mas hoje não, hoje vou escrever mais que umas palavinhas sobre a 4ª Meia Maratona Sport Zone:



A Runporto demonstrou ao longo destes seus anos de existência, ser possível termos em Portugal grandes provas, de elevado padrão de qualidade (mesmo com um ou outro ponto menos favorável), quer estejamos a referir-nos ao nível da alta competição e todas as suas exigências, quer estejamos a falar de "simples" atletas de pelotão, que com outras aspirações, não deixam de ter um largo leque de necessidades exactamente iguais aos atletas de elite. E se alargamos as corridas às Caminhadas também chamadas de Minis, que decorrem em simultâneo com a prova principal, tem a Runporto cumprido a rigor com os requisitos específicos e comuns, também destes que um dia foram ou serão "atletas".

E falar das provas organizadas pela Runporto é repetirmo-nos um pouco. É dizer que o site da Organização disponibiliza toda a informação antes da prova, e os resultados e fotos pouco depois desta terminar. É dizer que tivemos nesta manhã dia 10 de Outubro de 2010 as ruas de Porto e Gaia para corrermos, com perfeita sinalização do percurso, trânsito cortado, policiamento, acompanhamento pela organização, abastecimentos suficientes e regulares, e ainda a alegria do público e até o brilho do sol reflectido nas águas do Douro.

Prova organizada pela SportZone, a 4ª Meia Maratona Internacional Sport Zone, teve o apoio da Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Gaia, Porto Lazer, GaiaNima, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP, e organização técnica a cargo da Runporto.com e Clube de Veteranos do Porto.

Levantamento de dorsais no Edifício da Alfândega do Porto, nos 2 dias anteriores à prova, não se entregando no dia da prova, o que por demais é compreensível se soubermos que a participação ultrapassou os 11.500 atletas nas duas provas, tendo sido o número de atletas chegados à meta da Meia Maratona 1692. Espaço agradável, com algumas entidades a promover os seus produtos/serviços, e a habitual eficiência na entrega dos dorsais e sacos.

Prova com transmissão televisiva em directo.A partida teve um atraso de 20 minutos, anunciado algum tempo antes da hora prevista (10 horas), consequência directa da dita transmissão em directo.

Controlo por chip colocado no verso do dorsal.

Prémios monetários para os primeiros classificados e prémios de presença para todos, dos quais destaco a t-shirt.

Esta foi a 4ª Meia Maratona Sport Zone. Numa manhã de sol, depois das tempestades da véspera. Ruas cheias de gente a correr e a caminhar. Um rio pelo meio delas.

Um meta digna, onde todos se sentem verdadeiros vencedores por chegar.

Os meus Parabéns a todos os envolvidos, e para o ano lá estarei.




Venceram a prova, no sector masculino, o queniano Stepehn Kosgei Kibet, com o tempo de 01:00:09, e no feminino, a etíope Berhane Adere Debeba com o tempo de 01:13:49.

Dos atletas portugueses, sector masculino, foi Rui Silva o primeiro a chegar, com 01:03:00, e sendo 7º classificado.
Sector feminino, foi a Fernanda Ribeiro que com os seus 41 anos, foi a 1ª portuguesa com o tempo de 01:15:52, tendo sido a 5ª na geral feminina.

Classificações no site da Runporto


Estas foram as minhas palavras acerca da Meia Maratona Sport Zone 2010. As minhas, que estive lá e corri a Mini. E tu? Que estiveste lá ou tu que não estiveste lá, tu tens palavras?

10 comentários:

joaquim adelino disse...

Olá Ana, as minhas palavras vão para si e para a sua disponibilidade em descrever o que de bom se passou no Porto e nesta Meia Maratona Sportzone, e digo do bom porque de mal eu penso que dificilmente alguém conseguirá falar, estive lá o Ano passado e vi como somos tratados com todo o carinho e vou voltar já dia 7 ao Porto para encontrar e participar em mais uma excelente edição da Maratona do Porto da responsabilidade da Runporto.
Se não for antes espero encontrá-la por lá.
Um beijinho do Pára.

Sergio disse...

Sem dúvida, gostaria de parabenizá-la pelo belo relato e a organização pela ótima prova. É muito bom participar de competições bem organizadas. Que bom que Portugal se insere no calendário com provas de alto nível como esta. Coincidentemente hoje corri em lugar que tinha relação com Portugal. A Quinta da Boa Vista foi a residência de D. João logo após sua chegada ao Brasil em 1808. Tem um pequeno vídeo, muito amador, em meu blog.
Um beijo do Brasil,
Sérgio
corredorfeliz.blogspot.com

Fernando Andrade. disse...

Olá Ana.
Eu, que não estive lá, tenho também palavras :- Pena de não ter lá estado !
Mas vi, na televisão, a parte final da Corrida (imperdoavelmente, não sabia que dava em directo). Revivi tudo o que senti em 2009, quando percorri animadamente aquelas margens.Daqui a 3 semanas lá estarei.Começo a ter a mania que aquela Maratona é minha!
Beijinho.Ana.

E disse...

olá, ana!

palavras... pra felicitar você pela viagem e pela conquista de mais esse desafio!

um abraço!

luis mota disse...

Olá Ana!
Também eu gostaria de ter participado. Ficará para outra oportunidade.
Bela reportagem que já a antever o próximo dia 7 de Novembro.
Uma boa semana,
Luís Mota

Jorge Branco disse...

Que vergonha! Nunca corri no Porto!
Mas as vezes não basta querer é preciso poder!
E os tempos andam complicados ou melhor tornaram-nos complicados!
Mas prometo que ainda vou correr no Porto!

.JOSÉ LOPES disse...

Parabéns por ter participado
Esteve lá e isso foi bom.
O texto retrata fielmente toda a corrida como sempre nos habituou.

Eu não estive lá, mas gostaria de ter estado presente nessa corrida.
Um dia ainda vou correr ao lado do Douro.

continue

Com cumps
J.Lopes

horticasa disse...

tOU SEM PALAVRAS, TOU SEM FORÇA, TENHO SONO, MAS TINHA QUE DIZER ALGO.
BJS

Anónimo disse...

olá Ana
parabéns pelo excelente texto. muito bom, cola-nos ao écran :)
e Obrigado pelas palavras no blogue.
Até breve
Beijinho
António

MPaiva disse...

Ana,

Eu, que estive lá, confirmo que a tua descrição da prova é adequada ao que lá se passou e à alegria de quem viveu a prova.
Da próxima vez gostava que também fizesses a meia!!!

bjs
MPaiva