Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de abril de 2011

29ª Corrida dos Sinos - Mafra, 3 de Abril de 2011

A Partida:Os "da frente":
A massa do pelotão, já a ocupar as duas vias da estrada:
Os que têm mesmo pressa:

E os que sem pressa ou qualquer outro propósito a não ser participar e homenagear um companheiro de corrida dos Amigos de Belém, que faleceu nesta mesma corrida, na última edição, em plena prova, vítima de ataque cardíaco:

E aquela que termina a prova, assim, com 1:43:58 e parece feliz e contente:

A 29ª Corrida dos Sinos


Decorreu em Mafra no dia 3 de Abril de 2011, organizada pelo clube Amigos do Atletismo de Mafra com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e da qubIT :: Quorum Born IT pela 29ª vez, a Corrida dos Sinos.

1337 chegados à meta na Corrida principal de 15 Km. Uma Mini/Caminhada denominada carinhosamente de "Sininhos" com igualmente forte participação.

Prémios de participação: t-shirt "técnica" e sino de porcelana, amarelo este ano, para juntar à colecção dos de anteriores edições, que só privilegiados como o Fernando Andrade têm o mérito de ter conquistado à custa das suas inúmeras participações na prova. Água e cubos de marmelada na chegada.

Bons e suficientes abastecimentos de água durante o percurso, assim como animação, pena a banda junto à meta, dentro do Estádio, se ter pirado depois do grosso do pelotão ter chegado e os últimos nem lhes tenham posto a vista em cima.

Entrega de dorsais regular, pontualidade, partidas das 2 provas em separado, percurso seguro - sem trânsito, controlo por chip, classificações disponibilizadas rapidamente, e temos uma prova, se não imaculada, no mínimo muito bem organizada onde não faltou o essencial e até nos deu uns extras.

Banho disponibilizado nas excelentes condições do Parque Desportivo Municipal Engº Ministro dos Santos, onde estava instalado o secretariado e a Meta, tendo sido a partida na estrada junto ao mesmo.

Saudades do Carrilhão do Convento de Mafra cantar em badaladas sonoras e vigorosas à passagem dos atletas como que a cumprimentá-los e a dizer-lhes segredos. Há uns anos se calou e nunca mais foi ouvido na Corrida dos Sinos. É pena.

Estão sem dúvida de parabéns todos os envolvidos que tornaram o evento possível. Venha a 30ª edição e eu gostaria de lá voltar a ouvir o Carrilhão do Convento. Alguém me ouve por favor? Mafra é tão bonita, a Corrida dos Sinos tão emblemática, que o Carrilhão a tocar seria o meu melhor presente.

Ana Pereira


A Prova dela

A prova dela é sempre a mesma coisa. Escassos e insuficientes treinos, mas nem por isso deixou de alinhar à partida, e de forma fantástica e inesperada, foi mesmo avistada por alguns a cortar a meta que poderão ser chamados a testemunhas.

A Maria dividiu a prova em 3 partes:

1ª parte: do início até aos 3 kms, na companhia da Henriqueta, do Carlos e do Fábio, que encontrou sensivelmente no 1º km, período esse em que sonhou poder acompanhá-los até ao fim e acabar com cerca de hora e meia, com eles; - desse breve encontro reteve as seguintes palavras: "esta é a Ana Pereira que disse que ia fazer a Maratona do Porto com a gente"
"pois disse, ela disse isso, mas não disse em que ano seria..." Boa, bem metida, mas - Vai ser este ano Carlos!

2ª parte: do km 3 aos 9, em que manteve o seu próprio ritmo, numa média de 6:05 / km, relativamente confortável;

3ª e última parte: do km 9 ao 15º (meta): exaustão, quebra repentina, falta de toda a energia, tonturas ligeiras que achou dever-se ao vento forte e constante, pernas bambas, enfim, resumindo e concluindo: um estoiro daqueles! Caminhou e correu até à meta conforme pôde, e nem conseguiu acompanhar por mais que escassos metros os que por ela passavam e lhe davam ânimo.

Uma outra parte, absolutamente fora de horas, foi já em casa, o frio e as náuseas que sentiu e o regurgitar de tudo o que tinha no estômago: água e mais água e ainda mais água, certamente toda a que bebeu durante e depois da prova...

"Achas que vou morrer?"
"Vais, certamente que vais, mas ainda não é desta."

E não foi, de facto.

O Regresso do Blogue Diário

4 de Abril de 2011

E depois de ontem, em Mafra, onde percorri 15 Km, meio a correr, meio a andar, hoje achei que não devia dar descanso ao corpo e fim de tarde lá estava eu no Parque com o meu pai, eu a correr e ele a caminhar.

Pernas pesadas que nem chumbo (mesmo!), mas que consegui levantar durante 31m06s numa distância de 5 Km, numa média de 6:09 / Km

- Hoje não leves a máquina, já é fotografia a mais - sugere o pai ainda em casa, antes do treino.
.../...
- Ai há fotos sim senhor - surpreende-o a filha já no final do treino.

5 comentários:

Henriqueta Solipa disse...

Ana como sempre cheia de humor...
já te tinha dito que gosto de te ler? Pois é....

E ainda bem que vamos correr a Maratona do Porto, já o Carlos eu não sei :-))))

Sinto-me muito melhor e à-vontade depois dos treinos que fiz para a Maratona, embora deficientes, mas não deixaram de me dar mais resistência.

Beijinho e força para esses treinos...

.JOSÉ LOPES disse...

Olá Ana

Ainda lhe dei uma"forcinha" nos metros finais, mas nem reparou só ia com os olhos na meta.

Desta vez fiquei à sua frente:)))

Espero que com alguns treinos tudo volte ao normal e chegue à minha frente.

O que é preciso é movimento seja a correr ou andar, é sinal de que estamos vivos.

Continue a treinar e participar nestas corridas

Bj
J.Lopes

horticasa disse...

Bom dia Ana!
Mas tu já fizeste a maratona do Porto!?
Para que queres fazer outra vez? e aquela é tão dura!...
A mim é que não me apanham lá.
beijinhos nossos e força aí.

Fernando Andrade. disse...

Olá Ana
Bom vê-la sorridente, com o seu novo look, a caminho da Achada.
Obrigado pela referência que faz à minha colecção de sinos (que já tem mais alguns).
Quanto ao deste ano, de facto eu disse que era verde clarinho, mas se calhar é amarelo. É que, como já são tantas as cores, tem de se recorrer a "nuances" que confundem os pitosgas (na verdade, começa a ser cada vez mais frequente a confusão que faço com as cores...).

Olhe, Ana, partilho a 500% da sua opinião de podermos voltar a ouvir os sinos do Convento, enquanto a Corrida passa à sua frente. Foi uma perda de grande simbolismo.
Alinho já numa "Petição" para que se consiga convencer do contrário quem tomou tão triste decisão.

Gostei da sua determinação em ir treinar no dia seguinte. Bons sinais para novos desafios.

Grande Beijinho, Ana.

marli disse...

٠•●ॐ●• Namastê • ٠•●ॐ●•
Parabéns, gostei muito do seu relato!!!

\o/ simbora correr!
Bons treinos,
Boas energias,
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!