Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de abril de 2011

O Encontro de Quem escreve na Internet sobre Corrida

ou a puxar para um estrangeirismo desnecessário e gratuito que eu abomino e resisto (embora haja casos em que já me tenha dado por vencida, a começar por "blogger", por exemplo), aconteceu o

IV Meeting Blogger, em Constância, no dia 23 de Abril de 2011, tendo como ponto de encontro e chamariz o 24º Grande Prémio de Constância.

Responderam à chamada 24 Bloggers, fazendo-se acompanhar de familiares e amigos, perfazendo um total de quase 60 indivíduos, que independentemente de todas as naturais diferenças, têm um elo forte que os liga e une, elo esse que é a corrida associado ao facto de manterem um Blog, espaço onde espelham o gosto pela corrida, pela escrita e ainda pela fotografia.

25 Bloggers. 25 Blogs. Todos diferentes. Eles foram:

Além do Virtual - Ana Paula Pinto: http://alemvirtual.blogs.sapo.pt/

Analice Silva
: http://www.analicesilva.liberdadeac.pt/home.html

As minhas Corridas - José Lopes: http://asminhascorridas.blogspot.com/

Associação Desportiva omundodacorrida.com - Fernando Fonseca: http://www.associacaomundodacorrida.com/

Cidadão de Corrida - Fernando Andrade: http://cidadaodecorrida.blogspot.com/

Borboletas e Malmequeres - Mariana Mota: http://borboletasemalmequeres.blogspot.com/

Correr uma Virtude Viciosa
- Vitor Veloso: http://correrumavirtudeviciosa.blogspot.com/

Corrida do Tejo
- José Magro: http://corridadotejo.blogspot.com/

Dona Fava e Companhia - Mafalda Paixão: http://donafavaecompanhia.blogspot.com/

Entroncamento Runners - José Brito: http://entroncamentorunners.blogspot.com/

Espraiar -Susana Adelino: http://susanaadelino.blogspot.com/

Hoje Corro Eu
- Mário Lima: http://hojecorroeu.blogspot.com/

Horticasa - Eugénia do Vale: http://hoticasa.blogspot.com/

JoãoLimaNet - João Lima: http://joaolimanet.blogspot.com/

Leões de Kantaoui
- Paulo Martins: http://leoesdekantaoui.blogspot.com/

Maratonazinha - Nuno Romão: http://maratonazinha.blogspot.com/

Maria Sem Frio Nem Casa - Ana Pereira: http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/

Palavras de Corredor - António Almeida: http://palavrasdecorredor.blogspot.com/

Pára que não pára - Joaquim Adelino: http://joaquimadelino.blogspot.com/

Que política em Campolide? - Orlando Duarte: http://orlandoduarte.blogspot.com/

Runbook de um gajo que mudou de vida - Paulo Pires: http://corremais.paulopires.net/

See You in Boston - Pedro Ferreira: http://cunboston.blogspot.com/

Tomar a Corrida - Luís Mota: http://tomaracorrida.blogspot.com/

Trilhos dos Abutres -Vitorino Coragem: http://www.trilhos.abutres.net/

Último Quilómetro
- Jorge Branco: http://ultkm.blogspot.com/

Os Blogs, de índole pessoal, são fundamentalmente espaços de partilha de vivências, o que é sempre também informação, e se o cunho pessoal lhes está inerente, não deixam de ser factos e informação. Divulgação sobre corridas, que muitas vezes escasseia ou tarda em meios "oficiais". É neles que muitas vezes se encontra informação sobre tantas e tantas provas.

Há os que tendem e aspiram a uma estirpe oficial e imparcial, sem qualquer sentimento ou emoção, e há os absoluta, descarada e genuinamente pessoais. Há os regulares e os esporádicos. Há os que se cingem ao tema Corrida e há os que se misturam numa linhagem lúdica e de entretenimento, em espécie de cadernos de notas soltas sobre tudo e mais alguma coisa. Porque a Corrida é afinal apenas uma área da vida das pessoas. Destas pessoas.

São apenas blogues, dirão. No entanto, nunca a Corrida foi tão badalada e hoje quem descure e menospreze a sua importância, perde certamente uma boa fatia de Corrida que muito carece de divulgação e promoção. Cada um à sua maneira, todos contribuem para isso.

O Encontro, este ano a cargo do Nuno Romão, foi um sucesso e promoveu-se o convívio entre todos os presentes, durante o almoço. E há já um pré-agendamento de um V Encontro, para 2012, lá para as Terras de Sicó, onde se tenciona um treino conjunto, o que certamente proporcionará um maior convívio entre todos, em simultâneo com a prática da corrida.

Blog "oficial" dos

Encontros de Quem escreve na Internet sobre Corrida:
http://corridas-e-patuscadas.blogspot.com/


Nuno Romão e Fernando Andrade

11 comentários:

Jacke Gense disse...

Que delicia de encontro ANa.... é tão bom estar perto daqueles que muitas vezes nem imaginamos como é pessoalmente!!! Puxa... realmente foi um encontrÃO... bastante gente...

Sucesso.. que venham outros...

bjs

.JOSÉ LOPES disse...

Olá Ana

Parabéns pelo texto.

Como sempre traduz e bem pela escrita toda a vivência deste encontro e também a origem e a finalidade da existência dos Blogues relacionados com a corrida.

Também não gosto de estrangeirismos

Gostei de participar nesse encontro e de a rever, apesar de o tempo não ter sido muito para estabelecer uma conversação.

Continue a correr
Bjs
J.Lopes

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Olá Jacke, sim, foi bom, e para o ano há mais. É bom revermos amigos e conhecermos outros que só conhecemos através dos seus blogues.

José, também gostei de o rever e nestas coisas acaba também por ser difícil estarmos com todos e convivermos realmente com todos. Há um convívio geral, mas de facto a conversação mais intensa acaba por ser num grupo mais restrito, nem podia ser de outra forma. Mas, "a gente" que cá continue, a correr e a escrever e haverá outras oportunidades com certeza

Beijinhos e até breve, e José, continuo a correr pois, será já hoje, mais logo no Cartaxo!

Unknown disse...

Mais um relato que me motiva cada vez mais a fazer a minha estreia nestes "Encontros de Quem escreve na Internet sobre Corrida"...

A observação ao contributo destas "paginas" para a divulgação e desenvolvimento do atletismo, bem como da falta de informação que por vezes acontece nos sítios oficiais, é brilhante!
Parabéns Ana!

Unknown disse...

Olá Ana;

Um dia também vamos participar, porque achamos este tipo de iniciativas são importantes, para o salutar convívio entre pessoas que partilham os mesmos interesses.

Um abraço amigo
dos Xavier's

Jorge Branco disse...

Finalmente conheci, pessoalmente, a “Maria”.
Foi uma breve troca de palavras de circunstância o que até deu muito jeito a um sujeito tímido como eu!
Falando das relações humanas sou também um fundista, começo de devagar, demoro a aquecer, mas depois nunca mais paro ou melhor não me calo!
Uma inconfidência: quando me meti nesta coisa estranha de fazer um blogue a minha grande fonte de inspiração foi a MARIA SEM FRIO NEM CASA, que deve ter sido o primeiro blogue ligado à temática da corrida que conheci.
Por isso, e desculpe a ousadia, se tenho uma “afilhada” na blogosfera corredora a Henriqueta tenho, igualmente, um madrinha ou seja a “Maria” e já agora um padrinho “O CIDADÃO DE CORRIDA” para alem de imensos amigos, uns virtuais outros que já se tornaram reais.
Talvez seja um lado importe dos blogues sobre corrida a amizade que se cria que tem particular importância para aqueles corredores que já fazem poucas provas e que estão mais isolados como é o meu caso. Sinto-me parte de uma comunidade, de uma grande família, vibrando com as alegrias de cada um mas sentido também os momentos maus de cada amigo que “corre” nos blogues.
Isto não é um comentário é um “lençol”!

Anónimo disse...

Olá Ana
gostei de te ver e de acompanhar em Constância.
Quanto a estrangeirismo confesso é algo que ma passa aoa lado, de qualquer modo e ao contário de ti e de muitos o nome "meeting" como temos chamados a estes encontros parece-me particularmente feliz por ser como se chamam os grandes encontros de atletismo em pista em todo o mundo, o nosso encontro é de pessoal que gosta de correr parece-me feliz o termo...
Qunato a terem estado 24 blogues discordo, estiveram 22 e 3 sites (Mundo da Corrida, Abutres e Analice que não referes aqui), eu considero que o encontro teve a presença de 22 blogues, afinal aqueles que formam a blogosfera.
Beijinhos e abraço,
António Almeida

António Almeida disse...

De novo eu, talvez o próximo encontro fosse mais correcto ser chamado de Meeting cibernauta, penso que seja um termo que inclua blogues e sites, genericamentete quem anda pela net, afinal a equipa já era ciberrunners.
De novo beijinhos e feliz dia da mãe.
António Almeida

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Carlos Castro, fico contente se o meu relato também o motivou. Para a próxima, já sabe: é ir!

Xavier's: pessoalmente teria muito gosto em vos conhecer. Que venha o dia! Entretanto, vamos-nos acompanhando por aqui...

Jorge Branco... pois pouco falamos de facto. Eu também não ando muito longe do "tímido" e acabo por conviver mais intensamente num grupo dentro do grupo, mas acho que acaba por ser assim com todos. Num almoço de quase 60 pessoas, dificilmente conversaremos de facto com muitas pessoas. Mas é mesmo assim. Venham mais Encontros!

António Almeida: pois não tinha mencionado a Analice, imperdoável, até sendo ela a atleta e pessoa que é. Já a adicionei à lista. Em relação à inexactidão dos termos para definir "espaço na internet", tendo posto tudo no mesmo saco e chamado Blog a Sites... peço desculpa, mas penso que não será grave, pois o importante é de facto ter ali pessoas, amigas da Corrida e que de alguma forma participam em páginas (cá vai se calhar outro termo errado...) na internet. De qualquer forma, agradeço o reparo e sim, tens razão, estiveram lá "X" Bloggers, pois também não sabemos se entre os "acompanhantes" haveria mais Bloggers... :)

Um beijinho para todos e até breve por certo

António Almeida disse...

Ana
foi apnes um comentário, não é preciso pedidos de desculpas, comantários que fazem parte do que é a blogosfera, neese particular tanto tu como eu acho que temos cumprido bem a nossa parte pois comantamos habitualmente em muitos blogues.
Ainda em relação ao meu anterior comentário repara que me referi ao nº de blogues e não nº de bloggers, que por acaso até coincidiu pois de vários blogues que estiveram presentes e que têm amis que um autor (blogger) todos se fizeram representar apenas por um se bem que a Otília nos tivesse a tempos feito companhia.
Desculpa lá mas isto deve ser ânsia pré-Ronda ou manias de matemático.
Beijos de novo.

Fernando Andrade. disse...

Tu, que moraste aqui por estas bandas
E retiraste à terra o luso engenho
Que tão bem aplicaste, com empenho
Nas tuas vastas obras venerandas…

Tu, que sempre leal à pátria fala
Por mais rude que fosse, vil, agreste…
Com ela e com o teu génio compuseste
Tesouros com que a gente se arregala…

Diz-me, Luis: se um “blogue” lá da estranja
(Que lá de fora vem a criação)
Não tem palavra lusa que o abranja

Como resolverias a questão
Sem que esta nossa língua se constranja
E sem seres acusado de traição ?

Beijinho, Ana