Pesquisar neste blogue

sábado, 6 de agosto de 2011

Sábado e outra vez "dias assim"?!


Queria fazer um treino de 14 km, tendo em vista a Meia Maratona de S.João das Lampas, a 10 de Setembro próximo.

Comecei o treino bem. Cheia de energia e muita vontade de treinar. Queria ir devagar. E correr 14 km. Corria num ritmo confortável (achava eu). Nem olhava para o Garmin cada vez que ele apitava avisando que mais 1 Km tinha sido percorrido, para não me deixar influenciar pelo tempo que tivesse levado a fazer esse quilómetro. Simplesmente deixava-me ir ouvindo o meu corpo e ajustando o ritmo. Ia bem. Sentia-me muito bem. Acreditava que ia correr 14 Km com aquela "facilidade". E assim fui ouvindo os quilómetros serem feitos cada vez que o Garmin apitava, e eu sempre forte, e eis que... lá pelo km 9 e tal, a energia que tinha, pareceu ter-se esgotado. Completamente e de forma abrupta e repentina! Arrastei-me até perfazer 12,020 Km de treino, em 1h05m44s, média de 5:28 / Km, e dei o treino por terminado.

Em casa verifico que mantive um ritmo regular médio de 5 e tal por quilómetro e só quebrei de facto nos 3 últimos quilómetros, mesmo não sendo nesses o ritmo superior a 5:38, o que não combina muito bem com a sensação que tive de me arrastar nesses últimos quilómetros.

Erros a corrigir para os dias deixarem de ser "assim"? Talvez introduzir um pouco mais de hidratos de carbono na alimentação, e... para treinos a que eu chamarei longos (acima de 10 Km) obrigar-me a correr mais devagar, para... correr durante mais tempo e mais quilómetros.

Ainda assim considero o treino de hoje, inequivocamente positivo (mas haverá algum negativo? sim, haverá mas isso são outros filmes, em que se treina demais, quer carga quer intensidade/dificuldade o que vai prejudicar a evolução e até um retrocesso na forma, por fadiga e desgaste). Agora no meu caso, tenho é de fazer mais quilómetros. E o tempo voa. E falta pouco mais de 1 mês para a MMSJL.

E meu amigo Orlando Duarte, se depois do meu último treino, ficou sem dúvidas nenhumas que eu faça a MMSJL abaixo de 1h50m, eu, neste momento tenho muitas e sérias dúvidas em consegui-lo... mas ainda não pûs a hipótese de parte... continuo a sonhar pois...e a correr atrás do sonho!

8 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Belo treino e a um ritmo bem respeitável. Os treinos acabam por nunca ser fáceis porque temos sempre o objetivo de fazer mais e melhor e acabamos por ir um pouco mais além.
Uma dica para fazer um treino sem stress é deixar o garmin em casa. Garanto que o prazer de correr atinge o seu máximo.
Em relação à alimentação, tenho seguido alguns conselhos de amigos corredores. O essencial é que, durante o período de treinos, todas as refeições têm de ter proteína, legumes e hidratos.
Bons treinos e vêmo-nos em SJL.

horticasa disse...

Boa noite Ana.
Deixa lá amanhã fazes melhor, olha eu não corro há tanto tempo que já nem há quanto.
O pai?? espero que bem, beijinho para ele.
bj eugénia

JoaoLima disse...

Olá Ana

Sabes bem que isto de correr é bem mais complexo do que parece.
Quantas vezes sentimos que estamos muito bem e, inexplicavelmente, quebramos, e outras que parece que a coisa não vai lá e, sem imaginarmos como foi possível, corremos tão bem?
Não te aflijas que no dia das Lampas tudo vai correr bem!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, Ana,

Não tenho dúvidas que a Ana está a valer 1h50 na meia. As minhas dúvidas é se consegue em São João das Lampas. Quanto aos treinos longos, salvo melhor opinião, devemos rolar na casa dos 80/85% do ritmo de competição. Ora 1h50 dá 5’12’’/km e a Ana está a “rolar” a 5’20/5’25’’ o que me parece um pouco rápido.

Como todos nós sabemos não é nos treinos longos que se adquire velocidade, mas sim resistência. Não estou de acordo que deixe o Garmin em casa. Para mim é uma ferramenta indispensável, precisamente para ajudar a não se cometerem os tais excessos iniciais e termos um ritmo médio regular – quando ouvires os bip’s, dá uma olhada e controla o ritmo.

Neste momento ainda não estou em condições de afirmar que estarei em São João das Lampas, mas se tal for possível, e eu estou a tentar que sim, será com todo o gosto que, mais uma vez, estarei ao lado da Ana ( e da Margaret) para palmilharmos mais esses deliciosos 21.1 km que o Fernando e a sua equipa nos proporcionam todos os anos!

Beijinhos

Orlando Duarte

Anónimo disse...

Boa noite Ana.
Antes de mais espero que o meu amigo Pipas já esteja muito melhor, espero vê-lo no Monsanto.
Ana quanto aos treinos que tem feito acho, que o ritmo tem sido um pouco elevado, para além disso à treinos que correm bem, outros menos bem, o que importa, é não massacrar o corpo.
Beijinhos, um abraço ao Amigo Melro.
Apinho

Jorge Branco disse...

Como eu me sinto feliz de já não ser escravo de tempos e andamentos.
Em São João das Lampas só quero não chegar muito depois do último!
Quilómetros nas pernas para aquilo até talvez tenha mas sempre num andamento "pornográfico" como diria o meu amigo João Palma.
Cada um sabe de si mas o meu modesto concelho e que seja feliz a correr e se preocupe menos com tempos, andamentos e medias!
Beijinho.

Anónimo disse...

Olá Ana,

Atenção aos hidratos e vitaminas pois se estás a treinar forte...e tens perdido muito peso em poucos meses...tem cuidado contigo.
Espero que consigas cumprir o teu próximo treino conforme previsto, no entanto, se falhares 1 ou dois ou mesmo 3 kms e a tua média também for feita em mais 10 segundos do que o previsto, não é grave. Grave é não treinar, ou querer treinar e não poder...portanto Ana, cuidado com exageros que podem originar lesões. Todo o treino vem a ser sempre positivo e não interessa se foram apenas 30 ou 40 minutos a um ritmo de 6 ou 7 minutos ao km (ritmo de jogging). É fácil dar estes conselhos aos outros né? Quando olhamos para nós...isto para mim é muito difícil de aceitar...bem tento mas...o espírito de competição...
Adiante Ana, agora é olhar para os próximos treinos e força ou é preciso um empurrãozito?
Beijocas

Fernando Sousa

Leilany disse...

Há dias que se corre menos, e há dias que se corre mais. Você foi muito veloz, na minha opinião, e "queimou" suas reservas mais rapidamente, mas isso acontece. Amanhã corra mais devagar, olhe os pássaros, sinta o ar, veja as nuvens como são belas...e.... corra mais km, com mais calma... beijos brasileiros, e muito obrigada pelo seu belo comentário em meu blog, sua sensibilidade é um dom!