Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de março de 2014

Conferência da Corrida Espírito de Aliança



E decorreu hoje, no Quartel do Carmo, em Lisboa, a Conferência sobre a Corrida de Aliança, a realizar dia 17 Maio, num percurso de 100 Km, pelas Linhas de Torres, ligando Lisboa a Mafra, em cenários que se adivinham deslumbrantes.

Foi-nos apresentado um interessante leque de assuntos, por excelentes e  efusivos oradores. Um pouco da História da nossa nação, como e porque apareceram, o que são e do que são feitas as Linhas de Torres, a história e a postura do clube Stress, organizador desta Corrida (que vai na sua 2ª edição), responsáveis e promotores de vários eventos onde prevale para além da Corrida o espírito verdadeiramente solidário (refira-se que o valor/donativo da inscrição reverte na sua totalidade, este ano, para a Fundação Portuguesa de Cardiologia). Tivemos também uma abordagem ao que são as Linhas de Torres hoje, pela Rota Histórica das Linhas de Torres, numa envolvência turística e económica de toda a linha do Oeste, também a biomecânica da Corrida, especialmente virada para as longas distâncias, e por fim mas não menos importante, a importância e o Espírito da Corrida, desta e da Corrida em si. Tudo mediado pelo General Rui Moura. Foi uma manhã muito interessante, onde a atenção da assistência foi sempre sabiamente captada pelos oradores e saí de lá bastante mais enriquecida. Aprendi e só tive pena da Corrida ser já daqui a 7 semanas pois a vontade com que fiquei era de correr os 100 Km!


Mas a prova pode ser realizada na sua totalidade ou pode o atleta fazer apenas algumas das 12 etapas, sendo estas:


1ª etapa - 5:00 hrs - Lisboa (Instituto Superior Técnico) - Sacavém (8,7Km)

2ª etapa - 6:00 hrs - Trancão  - Mata do Paraíso (10,4Km, total 19.1Km)

3ª etapa - 7:10 hrs - Mata do Paraíso - F42/F. Aguieira (6,6Km, total 25,7Km)

4ª etapa - 8:15 hrs - F42/F. Aguieira - A-do-Mourão (6,2Km, total 31,9Km)

5ª etapa - 9:00 hrs - A-do-Mourão - F10/Carvalha (6,1Km, total 38Km)

6º Etapa - 10:00 hrs - F10/Carvalha – F14/Alqueidão (8,3Km, total 46,3Km)

7 Etapa - 11:30 hrs - F14/Alqueidão – Q.G. Wellington, Pêro Negro (11,5Km, total 57,8Km)

8º Etapa - 13:00 hrs - Q.G. Wellington – Capela de N.ª Sr.ª do Socorro (7,6Km, total 65,4Km)

9º Etapa - 14:20 hrs - Capela de N.ª Sr.ª do Socorro – Castro do Zambujal (11,2Km, total 76,6Km)

10º Etapa - 16:00 hrs - Castro do Zambujal – Livramento (10,5Km, total 87,1Km)

11º Etapa - 17:45 hrs - Livramento – Acesso Tapada, Porta da Barroca (4,4Km, total 91,5Km)

12º Etapa - 18:30 hrs - Acesso Tapada – Terreiro D. João V (8,5Km, total 100Km)

E eu, como costume, não sei bem quais irei fazer, apesar de estar inscrita para a 2ª e para a 3ª, gostaria de fazer mais, mas terei também de me organizar logisticamente para não dar por terminada a minha participação num ponto qualquer e depois dar por mim sozinha no meio de nenhures.

Deixo-vos com a vista da minha Lisboa, directamente a partir da varanda do Quartel do Carmo:





7 comentários:

Corre Piolha Corre disse...

Adorava fazer umas etapas, mas também estou numa de "problemas" logísticos.. vamos a ver eheh

E vejo aí uma pequenina mudança de visual ou estarei a ver mal?! eheheh

Gira :D

Beijinhos

Horticasa disse...

Eu já falei disso ao Iosif mas, para já gostava de fazer uma ou duas etapas...
beijinho, estás linda

AntónioCarlos disse...

Há vários grupos de amigas(os) que se estão a organizar para em conjunto fazerem as 12 etapas. São grupos de 5 ou 6 em que enquanto 2 ou 3 estão no carro, os outros correm.

Jorge Branco disse...

Não é politicamente correcto mas que se "lixe! Ora ai vai: A "Pikena" está particularmente bonita na foto!

Unknown disse...

Eu estou a pensar fazer a 1ª etapa e as 2 ultimas, ou então as 3 ultimas. Ainda poderia arriscar a 1 e as 3 últimas, mas não sei se tenho pernas para tanto.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Piolha: é uma questão de nos organizarmos para tornar a coisa logisticamente possível; e sim, estás a ver bem :)

Horticasa: para ele era os 100, para ti...o que puderes, as etapas que quiseres...gosto do conceito!

António Carlos...gosto dessa ideia...é uma questão de organizar um grupo...ou tentar integrar-me em algum...essa ideia de ir do princípio ao fim, alternando etapas de carro com outras a correr, agrada-me bastante, a ve vamos o que consigo

Jorge...obrigada mas no meio disto tudo... que importância é que isso tem? ;) Mas sabe bem ouvir, ler, quer dizer...Obrigada!

Corro, Logo Existo (Fernando?) - pois eu, se estou inscrita para a 2ª e 3ª ainda está tudo no ar...gostava de fazer mais...mas se calhar era melhor alternar as etapas. Gostava de fazer a última também...A ver vamos.

S* disse...

Mas que grande evento!