Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de janeiro de 2018

Correr é preciso

Pelos últimos dia que passo com 48 anos, a vida tem passado assim, a Correr como sempre, com um foco, um único foco! 

Luz orientadora, como um farol avistado do mar em noite de violenta tempestade e a tua embarcação ameaça render-se e sucumbir. Um foco. Uma luz. Uma orientação. E uma missão! Todos temos de a ter para não navegarmos à deriva nem naufragarmos. Por mais apetecível, fácil e tentador que fosse deixarmo-nos abraçar e levar, rendidos e vencidos por alguma vaga mais forte, e nos deixarmos por fim levar ao fundo do mar onde finalmente repousaríamos nossos corpos cansados de lutar, junto dos náufragos e dos tesouros sempre inúteis, mas há que lutar. Porque é preciso.E porque vale sempre a pena!

Há uma missão, que esforço-me por cumprir. A cria e os dependentes. Criá-la, alimentá-la, dar-lhe todas as condições para se tornar num ser independente, autónomo, forte e feliz. E no entretanto dar-lhe as melhores experiências, transmitindo valores e disfarçar algumas dificuldades, fraquezas, limitações, medos. Como se fosse possível. Felizmente ela sabe que sou humana. Mas preciso também fortalecer-me para conseguir continuar a levar o barco a bom porto. Mantê-lo à superfície e direitinho na rota, entre vagas gigantes, chuva e vento forte e trovoadas mais ou menos medonhas. Para ser e também fazer os outros felizes nesta viagem que é a Vida.

Por isso, Correr é preciso! É preciso! Como respirar ou beber água. Correr, é simplemente, preciso! Preciso! De outra forma, definho e naufrago. E a Corrida fortale-me! 

Gosto de pisar a terra molhada, cheirá-la, inebriar-me nos odores de Inverno, enquanto ilusoriamente vagueio em passos de Corrida, sem destino e sem tempo. A lama, a terra, de onde vim e para onde vou, o verde, as plantas, os insectos e as aves, a chuva, o Sol e o arco-irís a envolver-me. A Vida. Corro. Enquanto corro, fortaleço-me. Para toda a restante Vida que há em mim e suas inúmeras vertentes.  

A dose do fim de semana:

Sábado: 5,8 Km - Corrida lenta intercalada com Caminhada, na melhor das companhias (com a cria) - para ver aqui

Domingo: 7 Km em passo de Corrida que não parecia tão lenta, mas foi. Muito lenta até, afinal! Ah...não venham de seguida as justificações, as desculpas nem os lamentos, foi isto e ponto! - a ver aqui







1 comentário:

Armando Almeida disse...

Aguentar as tormentas,sentir os cheiros ajudar os nossos com o muito ou pouco que sabemos, no fundo vivermos aquilo que para outros pode ser nada como correr ou caminhar o gosto pela vida pode estar onde quisermos basta queremos gostamos de ler Maria sem frio nem casa.